O que são hemorroidas?

As hemorroidas, apesar de muitas vezes serem consideradas um assunto tabu, constituem uma patologia muito frequente.

As hemorroidas afetam aproximadamente 50% da população e parecem estar distribuídas igualmente entre homens e mulheres. 

Hemorroidas são estruturas vasculares, situadas no canal anal que estão presentes em todas as pessoas. As veias hemorroidárias incham para garantir o adequado encerramento do ânus. Estas veias podem, no entanto, causar problemas quando aumentam ou ficam inflamadas. Isto ocorre quando os vasos sanguíneos no tecido hemorroidário incham devido à pressão excessiva exercida sobre o tecido fragilizado.

As hemorroidas tornam-se um problema quando as veias ao redor do ânus ou do reto inferior estão inchadas e inflamadas. Isto pode resultar de um maior esforço durante a defecação. Os fatores responsáveis incluem obesidade, nutrição, obstipação crónica, gravidez e sexo anal. Clique aqui ou clique na imagem para ampliar.

Existem dois tipos de hemorroidas: as hemorroidas internas, localizadas no interior do ânus, e as hemorroidas externas, que se projetam para fora do ânus. As hemorroidas internas geralmente causam menos dor e muitas pessoas nem sabem que as têm. As hemorroidas externas causam problemas mais facilmente identificáveis pelos doentes. 

As fissuras anais são rasgos no revestimento do canal anal, que são frequentemente confundidos com hemorroidas, devido à similaridade dos sintomas. Pode-se sentir dor, comichão, ardor e observar sangue nas fezes. As fissuras, como são rasgos (não um inchaço), não se projetam para fora do ânus.

As hemorroidas são geralmente bastante desconfortáveis, mas não são perigosas ou fatais. Os sintomas de hemorroidas podem desaparecer depois de alguns dias, mas eventualmente reaparecer, muitas vezes agravados. As infeções das hemorroidas, no entanto, podem causar sérias complicações. 

Não espere muito tempo antes de tratar as suas hemorroidas com Hemoclin.